CELSO CORREIA ENTREGA SECADORES DE FRUTA EM MACATE

O facto decorreu hoje, dia 24 de Março corrente, na província de Manica no âmbito da implementação de transferências tecnologias resultantes do programa SUSTENTA. O evento foi dirigido por Sua Excelência Celso Ismael Correia, Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Na ocasião, o Secretário de Estado em Manica, Edson da Graça Francisco Macuacua, avançou que província possui excelentes condições agroecologicas que a posicionam como um verdadeiro pomar de Moçambique. Garantiu ainda que com a entrega do equipamento pelo Ministério da Agricultura e desenvolvimento Rural resolvemos o problema do processamento e conservação da fruta na Província.

Tomando a palavra no evento, o Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural deixou saber que Moçambique regista anualmente perdas pós-colheita estimadas em 20%, na ordem de 1 bilhão de dólares.

Num outro momento, o dirigente frisou que se tenciona reduzir esta cifra para 10% nos próximos 5 anos no país por forma a garantir maior acesso à tecnologias melhoradas de gestão pós-colheita por parte dos produtores.

A terminar, o Ministro garantiu que ao nível nacional, nos próximos 2 meses, serão instituídas 50 associações que vão processar frutas nestes moldes e avançou que através do SUSTENTA, ainda existe disponibilidade para atender a solicitação dos produtores desde que apresentem projectos viáveis neste domínio do processamento de frutas.

Artigos relacionados